Ptose Palpebral
A ptose palpebral é caracterizada pela queda anormal da pálpebra superior, a qual se posiciona de maneira mais baixa do que o normal, ocultando parte do olho e impactando a função visual.


Desvendando a Ptose Palpebral:
A ptose palpebral é caracterizada pela queda da pálpebra superior, que cobre uma porção maior da córnea e, às vezes, da pupila. Essa condição pode ser originada por alterações no músculo que eleva a pálpebra ou por questões neurológicas.
Causas da Ptose: Congênita e Adquirida
A ptose pode se manifestar de forma congênita ou adquirida.
Ptose Congênita:
- Ptose Congênita Pura: Geralmente unilateral e não hereditária.
- Ptose Associada à Paralisia do Músculo Reto Superior: Além da ptose, há deficiência na elevação do olho.
- Ptose Congênita Associada à Fibrose dos Músculos Extraoculares: Rara condição em que os olhos não se movem.
- Ptose Associada ao Fenômeno de Marcus Gunn: Movimentação da mandíbula afeta a pálpebra.
- Blefarofimose: Síndrome rara com ptose bilateral grave e alterações palpebrais.
- Ptose Associada a Malformações Craniofaciais: Em síndromes como Turner, Noonan, Rubenstein-Taybi, Saethre-Chotzen, entre outras.
Ptose Adquirida:
- Desinserção do Músculo Elevador da Pálpebra: Comum em idosos devido à involução tecidual.
- Trauma ou Uso Prolongado de Lentes de Contato: Pode ocorrer em pacientes mais jovens.
- Doenças Musculares: Miastenia gravis e distrofias estão entre as causas.
- Distúrbios Neurológicos: Paralisia do nervo oculomotor, associada a diabetes, aneurisma, tumor, vasculite, entre outros.
- Causas Mecânicas: Lesões na pálpebra, como tumores, podem causar ptose devido ao peso.
Pseudoptose:
A pseudoptose ocorre quando a pálpebra parece cair devido à presença de dermatocálase (excesso de pele) e à protrusão das bolsas de gordura. Nestas situações, a blefaroplastia, uma cirurgia plástica estética das pálpebras, é recomendada como tratamento.
Cirurgia de Ptose Palpebral: Técnicas e Abordagens
Diversas técnicas cirúrgicas são utilizadas para corrigir a ptose congênita, sendo uma das principais o avançamento da aponeurose. Esse procedimento envolve pequenas incisões ao longo das pregas naturais da pálpebra superior, seguido pelo encurtamento do músculo elevador.
Para obter mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3209-8688 ou pelo WhatsApp (61) 999730061. Estamos disponíveis para oferecer cuidados oftalmológicos personalizados e contribuir para a promoção da sua saúde visual.

Ligue para nós
(61) 3209-8688
(61) 9 9973-0061
Convênios e Planos de Saúde
São mais de 20 convênios credenciados para
o atendimento oftalmológico no CEO,
entre em contato para agendar a sua consulta.
Para pacientes particulares trabalhamos com

Depoimento
de quem confia
Durante mais de quatro décadas dedicadas à oftalmologia em Formosa, Goiás, e na região, bem como recentemente em Luziânia, temos a satisfação de ter atendido milhares de pessoas. Apresentamos alguns depoimentos de pacientes que compartilharam suas experiências conosco.
Conheça a história do CEO - Centro de Excelência em Oftalmologia
O CEO – Centro de Excelência em Oftalmologia, inaugura suas operações em Luziânia em 2023, prestando serviços no renomado polo de saúde, o Hospital Santa Luzia. Esta iniciativa representa uma expansão do grupo HOCO Formosa, com a missão de proporcionar a mesma excelência já reconhecida em suas unidades em Formosa e Planaltina. Comprometido com atendimentos especializados e uma ampla gama de cirurgias oftalmológicas, o centro visa atender com maestria às demandas da comunidade luzianense e regiões circunvizinhas.